terça-feira, 30 de agosto de 2011

Chinchila Precisa De Gaiola ?

Sim, a chinchila precisa viver dentro de uma gaiola ou de um viveiro. Não se esqueça que a chinchila é um roedor e, portanto, se for criada solta, vai roer tudo o que encontrar pelo caminho, de livros a fios elétricos, a móveis e plantas. Ficar em uma gaiola, embora confine a chinchila a um espaço, é uma forma de preservar o bem-estar da própria chinchila, que pode morrer eletrocutada ao roer um fio elétrico e comer plantas e outras coisas que podem ser prejudiciais a ela.
Além disso, durante o dia as chinchilas dormem. Na natureza elas dormem em tocas, que também são espaços pequenos e, portanto, enquanto estão dormindo, estar em uma gaiola se assemelha a um comportamento que lhes é natural.
Mas na hora em que a chinchila acorda ela vai querer comer, brincar, pular, correr, se exercitar. Se ela não tiver como fazer isso, aí de fato ela vai se sentr confinada e acabar ficando estressada, roer o próprio pêlo, ficar deprimida, etc. Por isso é importante que diariamente você solte a chinchila para passear e brincar . Mas quando ela voltar para a gaiola, vai precsar de espaço para continuar pulando e se exercitando até a hora de dormir novamente. Por isso procure comprar uma gaiola espaçosa ou faça um viveiro para sua chinchila.
A gaiola abaixo é uma gaiola pequena. Note como a chinchila não tem espaço para pular e brincar. Esta não é uma gaiola adequada, embora a chinchila caiba dentro dela, certamente ficará estressada com o tempo.
                                     Já a próxima foto mostra uma gaiola com um bom tamanho:
Esta gaiola possui dois andares além do "térreo", duas tocas e uma rampa. Acomoda perfeitamente duas chinchilas.
Os viveiros são a opção ideal se você dispõe de espaço. Pode-se construir um viveiro com dimensões e espaços personalizados e certamente acomodam as chinchilas com mais conforto. Se você optar por construir um viveiro, lembre-se de utilizar materiais que não sejam tóxicos à chinchila. Utilize apenas as madeiras apropriadas, como pinus, não utilize tintas e se for utilizar metal, prefira o galvanizado.
Qualquer que seja sua opção, evite deixar sua chinchila em uma gaiola ou viveiro com o fundo aramado, diretamente no metal. Isso estressa a chinchila e traz também o risco de que ela se machuque, prendendo as patas entre os espaços. Os fundos ideais são os removíveis onde você coloca serragem - e são de fácil limpeza. A serragem deve ser trocada no mínimo uma vez por semana e garante conforto para a chinchila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG CLIQUE AQUI E SAIBA COMO

Para usar os emoticons coloque o codico dele tipo :a vai aparecer depois de publicado a carinha de feliz. Comentários toscos e que eu não achar bem vão ser excluídos!